Sobre novas formas de colaboração…

Um tema interessante para se pensar sobre o ato de fazer música é o das formas interação e colaboração que surgem, se modificam ou se reeditam a todo momento. Atualmente há uma quantidade bastante grande de coisas sendo feitas remotamente, com pessoas em países diferentes e nada disso já é tão novo. Entretanto, pensando a partir dessa perspectiva do que é novo e do que é velho, vale mencionar algo de que fiquei sabendo esses dias e que, de fato, é um tipo de colaboração entre músicos que talvez sempre tenha existido, mas que ganha aqui outra dimensão em termos de facilidade e rapidez, não dependendo nem do contato nem de vínculos pessoais para acontecer.

Uma das coisas que fazem falta a quem compõe música ou faz arranjos e orquestrações é o feedback a respeito da escrita instrumental. É muitas vezes difícil saber como vai soar uma dada passagem, se é realmente exequível, se é idiomático, o nível de dificuldade etc., principalmente quando se trata de um instrumento muito distante daqueles que conhecemos melhor.

Bem, quanto à harpa, e dado que não se trate de um trecho muito grande, há esperança!

http://www.15secondharp.com

Essa moça resolveu doar o seu tempo – realmente não consigo ver de outra maneira senão essa – pelo bem do repertório do seu instrumento e se dispõe a todos os dias receber um pequeno trecho de música à meia-noite e devolvê-lo gravado às 5 horas da tarde do dia seguinte. Se houver partes que podem ser melhoradas, ela diz que ela mesma vai mexer e entregar as indicações de onde e no que mexeu, se não for executável, ela vai avisar, e por aí vai…

A única limitação é que o trecho não dure mais que quinze segundos. Bem, isso ultrapassa a colaboração e beira a caridade. É realmente de admirar a disposição dessa pessoa, mas que é incrível para nós, que estamos do lado da escrita, sem dúvida que é!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s