Um disco inteiro em fevereiro

Existe uma coisa chamada FAWM, February Album Writing Month, uma ideia que surgiu quando um sujeito chamado Burr Settles, ao concluir um livro pro National Novel Writing Month (NaNoWriMo) resolveu chamar mais dois conhecidos para o desafio de comporem, cada um, 14 músicas durante os 28 dias de fevereiro de 2004. Segundo a Wikipédia, como o fuso horário dos três não coincidia, eles criaram um blog para se manterem a par do processo – talvez “sincronizar” fosse uma palavra mais in pra se usar aqui – e se motivarem uns aos outros.

Conforme a ideia foi se espalhando na base do boca a boca virtual, mais gente se interessou em participar do “desafio” e a coisa cresceu até se tornar o que é hoje, com site, network pra pessoas que nem se conhecem começarem a interagir e cooperar e diversas variações, tais como o RPM Challenge – que propõe que se grave um disco de dez faixas no período -, o National Solo Album Month (NaSoAlMo) etc.

Daí sai muita coisa para pensar, desde o efeito sobre o impulso criador de uma auto-imposição deste tipo até as formas de cooperação que estão surgindo o tempo todo (vide minha postagem anterior), passando ainda, por exemplo, pela maneira como profissionais da área criativa organizam seu volume de trabalho e lidam com isso… Vou me contentar em, pelo menos por ora, só levantar a bola, mas é muito pano para manga mesmo (com direito a aliteração e tudo)…

Seja lá o que for que vai ser produzido, acho que a ideia geral é boa para fazer a gente se mexer e colocar a vida para andar. Pra quem é acadêmico, poderia até ser lançado o desafio de seis artigos ao longo de um ano. Alguém banca?

Site do FAWM:

http://fawm.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s