Sobre redes sociais e open standards

Todo mundo que é meu amigo no Facebook já deve ter percebido que eu sou muito contra as redes sociais da maneira como elas funcionam hoje. Continuo em algumas delas porque é ali que as pessoas estão, mas faço uma força pra convencer as pessoas de que elas não são boas pra gente, não (vou apresentar alguns argumentos a respeito – e mesmo assim muito sucintamente – abaixo).*

Têm surgido alternativas, no entanto, e sempre que fico sabendo de uma acho que vale divulgar. Não temos como saber de antemão o que vai dar certo e muito disso depende das pessoas resolverem migrar, experimentar. O Mastodon, sobre o qual já falei algumas vezes, é uma delas, mas tem uma que acho ainda mais interessante.

O nome é Micro.blog e é exatamente o que o nome sugere: um blog, uma página na internet aberta. Fica tudo armazenado lá no seu site, que funciona da maneira como vc quiser que ele funcione e que se baseia totalmente em “open standards” da internet, o que significa que nada fica fechado, trancado ali dentro, dependendo da vontade da plataforma, já que a Web em si é aberta. Você pode inclusive encontrar as postagens das pessoas simplesmente fazendo uma busca normal dessas de Google, Bing, DuckDuckGo e afins.

Mas o melhor do Micro.blog é que vc pode seguir pessoas como no Twitter ou FB (o WordPress faz isso tb, aliás), a interface é super leve e, se vc quiser, ele posta automaticamente no Facebook e no Twitter. O resultado é que vc pode se manter nas redes sociais tradicionais, alcançando as pessoas que estão nelas, mas ao mesmo tempo sem as limitações delas.

É gratuito se você já tiver um blog e quiser usá-lo como Micro.blog, mas se vc quiser hospedar o seu com eles aí tem umas taxas. Eu sei, nessa hora as pessoas desanimam, mas, ora bolas, vocês queriam o que? A gente sempre paga de alguma maneira pelos recursos necessários pra isso funcionar, seja com nossos dados (o que na minha opinião parece que é barato mas o preço para a sociedade está saindo cada vez mais alto) ou temos que pagar em dinheiro mesmo. A dica é que um blog no WordPress.com é gratuito… Aí é só ligar os pontos com o início desse parágrafo… 😉

Por enquanto o registro no Micro.blog ainda está em Beta e depende de convite ou de entrar em uma lista de espera. Isso pode ser feito em https://micro.blog/register.


* Há vários problemas com as redes sociais tradicionais, mas a meu ver os principais são: (1) elas são plataformas fechadas que, no limite, têm meios diversos de fazer as coisas funcionarem segundo suas próprias regras; (2) vc paga por elas com seus dados, o que cria a ilusão de serem baratas ao ponto de parecerem gratuitas, mas juntando isso com o problema no. 1 as consequências podem ser (e têm sido) bem sérias; (3) sendo plataformas fechadas e a gente tendo que jogar pelas regras delas, o dia em que elas saem de moda ou fecham por qq outro motivo tudo que produzimos aqui fica trancado aqui; (4) tudo o que fazemos aqui é acessível apenas a quem está aqui, logo cada postagem é uma forma de manter as pessoas que já estão aqui mais presas na plataforma e é uma forma de “chamar” mais gente pra cá – algo que, tendo em vista os problemas anteriores, se torna algo pior do que parece a princípio.

Estou falando muito por alto desses problemas e isso é proposital, para evitar que fique longo demais. Se alguém tiver interesse podemos discutir mais essas coisas (e outras, que preferi deixar em segundo plano). A conclusão (o TL;DR) é: a internet é (e deveria continuar sendo) bem mais que as redes sociais. Porém, por ex, o FB, na minha opinião a mais nefasta delas, trabalha ativamente para que as pessoas pensem e ajam como se tudo se passasse dentro dele.

Por exemplo:

https://www.theguardian.com/world/2016/aug/01/facebook-free-basics-internet-africa-mark-zuckerberg

https://www.wsj.com/articles/facebooks-free-internet-access-program-in-developing-countries-provokes-backlash-1443119580

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s