O Wi-Fi gratuito de São Paulo é problema de todos nós

Dória e equipe tiveram a bela ideia de espalhar pontos de Wi-Fi gratuitos pela cidade de São Paulo. Porém, como era de se esperar, querem fazer isso por meio de parcerias com a iniciativa privada. Como era de se esperar também, a iniciativa privada quer ganhar dinheiro com isso – sem julgamentos, pelo menos por enquanto! Só que nessa parceria, em vez da prefeitura pagar – talvez com desconto devido ao volume – pelo serviço que vai oferecer à população, ela teve uma ideia melhor: vai deixar os dados de todo mundo expostos para que os provedores desse Wi-Fi possam capitalizar em cima disso. (Fonte)

Diante disso, quem não tem como pagar um plano de dados grande, desses de vários Giga, vai se dar mal: ou tem os dados expostos ou termina o mês sem internet. Uma solução seria usar um VPN, que é como um túnel criptografado por dentro da rede onde os seus dados passam, mas um plano de VPN confiável também custa dinheiro, levando de volta ao problema da democratização.

Além dos riscos inerentes a se usar um Wi-Fi público, quem acessar a rede gratuita paulistana não só vai ter seus dados visíveis para a prefeitura como também para os parceiros desta. E eu vejo o pessoal dessa “nova direita esclarecida que acha que é moderna” incomodado com a educação pública e dizendo que o Estado não deveria educar aqueles que votam nele… Não vou me alongar em exemplos de consequências nefastas disso; só precisamos parar para pensar em como fica a organização de um protesto a partir do momento em que o Estado consegue acompanhar em tempo real tudo que as pessoas estão discutindo a respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s