O curso pretende trabalhar sobre um problema fundamental que atravessa boa parte dos estudos de Musicologia e Etnomusicologia: a relação entre a música que se cria, escuta ou pratica e o mundo em torno dela, seu contexto social. A proposta é partir dessa problemática para cobrir uma bibliografia que inclui trabalhos já clássicos e teorizações recentes, buscando pensá-los como diferentes formas de enfrentar o tema em questão. Procedendo desta maneira, pretende-se oferecer bases teóricas para trabalhos de musicologia histórica e etnografia das práticas musicais que lidem, direta ou indiretamente, com tais problemas, investigando-lhes os pressupostos e acompanhando as consequências decorrentes. Neste trajeto serão abordados temas variados, como: música e contexto; culturas populares e música de concerto e erudita; criação musical; estudos de recepção; história da música; musicologia cultural; análise e hermenêutica; cultura e identidade, entre outros.

Aula 1 - 15/08

  • Apresentação do curso

Aula 2 - 22/08

Aula 3 - 29/08

Aula 4 - 05/09

Aula 5 - 12/09

Aula 6 - 19/09

  • Hennion, A. La passion musicale - francês (excerto apenas com as partes a serem lidas); espanhol (livro completo, ler apenas a Introdução (págs. 15-28) e a Terceira Parte (págs. 219-266))

Aula 7 - 26/09

  • continuação de Hennion, A. La passion musicale

Aula 8 - 03/10

Aula 9 - 10/10

  • continuação de Latour, B. Reassembling the Social
  • apreciação do que foi discutido no curso até aqui
  • Callon, M. Sociology of an Actor-Network: the case of the electric vehicle inglês (p. 19-35)

Aula 10 - 17/10

Aula 11 - 23/10

Aula 12 - 30/10

Aula 13 - 07/11

Aula 14 - 14/11

  • Continuaremos a discutir os temas das aulas precedentes

Aula 15 - 21/11


Para comentários sobre este plano de curso, clique aqui